Blog orientado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São José dos Campos - PCNP de Filosofia e Sociologia

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dicionário Breve de Pedagogia

O Dicionário Breve de Pedagogia visa proporcionar informação básica sobre termos e conceitos de Pedagogia a um público geral, formado não só por professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia, mas também por outras pessoas direta ou indiretamente interessadas na Educação.
 
Para fazer download clique na imagem abaixo:
 
https://sites.google.com/site/pcnpnanet/arquivos/Dicionario%20Breve%20de%20Pedagogia.pdf?attredirects=0&d=1

Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em várias línguas, importantes fontes de culturas de todo mundo, incluindo vídeos, jornais, livros, gravuras e outras tipos de mídias digitais. Os conteúdos disponibilizados registram "eventos" de 8000 a.C. até os dias atuais.
Além de oferecer recurso leitura de páginas, o auxilia pessoas cegas ou com baixa visão.
 
 
Para acessar a Biblioteca Digital Mundial clique na imagem abaixo:
http://www.wdl.org/pt/
 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Temas de Atualidades: A Ilusão das Redes Sociais

 
      O narcisismo, a superficialidade e o distanciamento, entre outras características das relações virtuais, formam pessoas cada vez mais individualistas e egoístas.
      Para a filósofa Hannah Arendt [Filósofa alemã naturalizada norte-americana, 1906-1975] "o isolamento torna os indivíduos manipuláveis e controláveis, como coisas". Quando ela analisou os totalitarismos do século passado, apontou para o projeto desses sistemas de tornarem os homens supérfluos. Para tanto, entre outros expedientes, mantinham as pessoas isoladas umas das outras. Separavam-nas de seus familiares, de suas comunidades, inclusive das pessoas com quem coabitavam nos galpões dos campos de concentração, instaurando entre elas a suspeita e o medo de delações.
      Na nossa atualidade o isolamento tem um perfil diferente, porque é mais voltado para a intensificação do individualismo, cujos interesses afastam-se a cada vez mais das questões sociais. (...) Arendt tem pressuposto de sua análise a condição humana, ou seja, o fato de vivermos entre homens e jamais chegarmos a ser um ser humano nem mesmo os indivíduos que somos longe da companhia dos outros. Os outros, tanto quanto o ambiente em que vivemos, nos constituem, daí que, se o distanciamento interpessoal for se estabelecendo como nova condição de existência, nossa própria humanidade poderá sofrer o impacto de uma mutação.
      Já em 1927, em seu livro Ser e Tempo, Martin Heideger [Filósofo alemão, 1889-1976] percebia esse comportamento cotidiano dos indivíduos de tomar tudo pelo aspecto e o nomeou de "avidez de novidades". O que interessa é sempre a próxima novidade, o próximo assunto, a próxima notícia... Também identificavam como "falação" um comportamento complementar: todos falam sobre tudo, sabem de tudo, mas não compreendem nada profundamente.
      Parece que a "falação" e "avidez de novidades" estruturam a participação nas redes sociais. As pessoas já estão acostumadas a comentários rápidos e superficiais sobre tudo e todos. É fácil ver nesses comentários a preocupação de cada qual em simplesmente dar sua opinião, mais do que ouvir a alheia. A opinião do outro é apenas a oportunidade para se expressar a sua própria. O outro parece importar, mas de fato não importa. Importam apenas a própria posição e a autoexposição. Daí a constante informação sobre as viagens, os pensamentos, as emoções, as atividades de alguém. É preciso estar em cena e sempre. Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, tem apontado para a necessidade das pessoas, sobretudo dos jovens, de se ocuparem sobremaneira com sua imagem nas redes socais. Elas precisam escolher as fotos que melhor as apresentem, que as tornem atraentes e desejáveis. Aquelas que não souberem se vender correm o risco da invisibilidade e da exclusão.
      Meu propósito, aqui, foi apenas o de levantar dados para uma reflexão. Mas quero acentuar que essas tendências das redes sociais - a virtualidade, o distanciamento, a superficialidade, a superfluição do ser humano, a exposição narcísica, a ilusão de intimidade e popularidade, a "falação" e a "avidez de novidades"... - constituem o padrão de isolamento das relações pessoais. E quanto mais isolados, mais ficamos à mercê de controles e manipulações. Cada vez mais ameaçados na autoria do nosso destino pessoal e político.
 
Dulce Critelli. Tecnologia. Revista Carta na escola. Editora Confiança, n. 81, novembro de 2013, p. 54-56.
 
 

sábado, 25 de janeiro de 2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O que é conhecer algo?

Entrevista com o professor Alexandre Meyer Luz sobre a definição de conhecimento. Material indicado para as aulas de Teoria do Conhecimento na disciplina de Filosofia.



 

Slides para aulas de Sociologia

 

A editora Saraiva elaborou slides de cada capítulo do livro do professor Nelson Dacio Tomazi, um dos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio mais usado no país. Segue abaixo os links para os slides de cada capítulo.


Capítulo 01 - A Sociedade dos Indivíduos

Capítulo 02 - A sociedade dos Indivíduos

Capítulo 03 - A sociedade dos indivíduos

Capítulo 04 - Trabalho e Sociedade

Capítulo 05 - Trabalho e Sociedade

Capítulo 06 - Trabalho e Sociedade

Capítulo 07 - A estrutura Social e as desigualdades

Capítulo 08 - A estrutura Social e as desigualdades

Capítulo 09 - A estrutura Social e as desigualadades

Capítulo 10 - Poder Política e o Estado

Capítulo 11 - Poder Política e o Estado

Capítulo 12 - Poder, Política e Estado

Capítulo 13 - Poder Política e o Estado

Capítulo 14 - Direitos, cidadania e movimentos sociais

Capítulo 15 - Direitos, cidadania e movimentos sociais

Capítulo 16 - Direitos, cidadania e movimentos sociais

Capítulo 17 - Direitos, cidadania e movimentos sociais

Capítulo 18 - Cultura e Ideologia

Capítulo 19 - Cultura e Ideologia

Capítulo 20 - Cultura e Ideologia

Capítulo 21 - Mudança e transformação social

Capítulo 22 - Mudança e transformação social

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Orientação Técnica de Ciências Humanas - Turmas 2 e 3

Nos mesmos parâmetros da primeira OT de Ciências Humanas, em 17/10/2013 contamos com a participação de mais dois grupos de professores das disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia para refletir acerca de propostas conceituais e metodológicas que nos unem em torno do conceito de humanidades.
 
 






Orientação Técnica na Comunidade Quilombola de Salto do Pirapora - 16/09/2013



Africanidade e contemporaneidade marcaram a viagem dos professores de Sociologia e Arte à Comunidade Quilombola de Salto do Pirapora em 16/09/2013.

Visita à Exposição Cultural "Mestres do Renascimento" - 30/08/2013


 
A visita constitui uma Orientação Técnica para professores das disciplinas de Arte, História e Filosofia com o objetivo de promover o contato com as obras renascentistas e compreender seus efeitos na arte, na filosofia, na ciência e na história da humanidade.

Orientação Técnica preparatória para a exposição cultural "Mestres do Renascimento"


 
 
 
O encontro aconteceu no dia 24/08/2013 e teve como objetivo principal instrumentalizar os professores para elaborarem uma situação de aprendizagem a ser aplicada em sala de aula a partir da exposição “Mestres do Renascimento”.





“A imagem é, antes, a morte. Ver não me diz nada sobre a morte, é apenas um primeiro momento. ver é um nascimento, é primeiro. O olhar é a ruminação do ver: sua experiência alongada no tempo e no espaço e que, por isso, nos instaura em outra consistência de ser.” Márcia TiburI
 
 
 

Orientação Técnica de Ciências Humanas - Turma 1

 
 

Com o ideal de fortalecer a área de humanas na Diretoria de Ensino de São José dos Campos, os PCNPs responsáveis pelas disciplinas da área estruturaram uma ação, inovadora para a DE até então, onde a proposta era iniciar um trabalho de fortalecimento da área através de discussões que propiciassem além de uma interação entre o grupo de professores, o início de uma trabalho coeso e interdisciplinar, com base no Currículo do Estado de São Paulo.
A primeira ação foi realizada no dia 23/08/2013 no Centro de Formação do Educador com a presença de 28 professores das quatro disciplinas que compõe a Área de Humanas.
Como a proposta era iniciar um processo, optou-se em convocar um número reduzido de professores. Desta forma, o próximo passo seria analisar e avaliar o encontro fazendo ajustes necessários antes de "expandir" a ação para todos os professores da DE.
O encontro foi dividido em 04 momentos:
1. Leitura inicial e discussões iniciais
2. Primeira sequência de discussões- por disciplina
3. Segunda sequência de discussões- por área
4. Discussão final e produção de texto